Felipe Neto cria polêmica ao dizer que Machado de Assis não é
para adolescentes - APRENDENDO INTELIGÊNCIA - Quando
Felipe Neto diz “Forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é
um desserviço das escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de
Assis não são para adolescentes! E forçar isso gera jovens que acham literatura
um saco”, escreveu” ele está parcialmente certo ((((((((((((ou seja, “você está enfiando a cara do cavalo
no balde não só ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde”, como
disse o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), no vídeo citado no item
2.1 abaixo, às 01:29:17 h, e tirando
dessas pessoas a oportunidade de despertar em si mesmas o gosto pela leitura,
para que possam subir por si mesmas a ESCADA DA INTELIGÊNCIA, para que
encontrem o caminho da própria realização pessoal pela descoberta de seus dons
latentes, prejudicando o próprio aluno, prejudicando as famílias dos alunos,
prejudicando a sociedade atual, pois serão seres humanos incompletos, incapazes
de darem o melhor de si para si mesmos, incapazes de darem o melhor de si para
suas famílias e incapazes de darem o melhor de si mesmos para a
sociedade)))))))))))), pois podemos ter adolescentes que não gostam de ler
Machado de Assis nas escolas - PARA ADOLESCENTES QUE GOSTAM DE LER ÁLVARES
DE AZEVEDO E MACHADO DE ASSIS, estes devem ter a opção de poder
ler Álvares de Azevedo e Machado de Assis nas escolas,
pois se você obrigar esses alunos que gostam de ler Álvares
de Azevedo e Machado de Assis a lerem outro tipo de leitura, esses alunos
vão achar outro tipo de leitura um saco, ou seja, “você está enfiando a cara do cavalo
no balde não só ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde” , como
disse o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), no vídeo citado no item
2.1 abaixo, às 01:29:17 h, e tirando
dessas pessoas a oportunidade de despertar em si mesmas o gosto pela leitura,
para que possam subir por si mesmas a ESCADA DA INTELIGÊNCIA, para que
encontrem o caminho da própria realização pessoal pela descoberta de seus dons
latentes, prejudicando o próprio aluno, prejudicando as famílias dos alunos,
prejudicando a sociedade atual, pois serão seres humanos incompletos, incapazes
de darem o melhor de si para si mesmos, incapazes de darem o melhor de si para
suas famílias e incapazes de darem o melhor de si mesmos para a sociedade -
Então, para mudar essa situação, que o Youtuber Felipe Neto reclama com
razão, a solução não é EXTINGUIR a literatura de Álvares de Azevedo e Machado
de Assis nas escolas - A solução seria que as escolas deem um leque de
opções de leitura para o aluno escolher, com a seguinte orientação: Começou a
ler um livro, não está bom, começa outro, não está bom começa outro, até você
achar o teu livro, até você achar o livro que vai despertar em você o gosto
pela leitura, pois somente lendo a pessoa sobre por si mesma a ESCADA DA
INTELIGÊNCIA, somente lendo a pessoa encontra o caminho da própria realização
pessoal pela descoberta de seus dons latentes, somente lendo a pessoa não
prejudica o seu próprio desenvolvimento, somente lendo a pessoa não prejudica a
contribuição que pode dar para o desenvolvimento de sua família, somente lendo
a pessoa não prejudica o desenvolvimento da sociedade atual, pois
LENDO, LENDO QUALQUER COISA DE QUE GOSTEM OS INDIVÍDUOS VÃO DESENVOLVER SUA
PRÓPRIA INTELIGÊNCIA, se tornando seres humanos mais completos,
mais capazes de darem o melhor de si para si mesmos, mais capazes de darem o
melhor de si para suas famílias e mais capazes de darem o melhor de si mesmos
para a sociedade, presente e futura - Corrente “Crie uma treta literária e
saia”
Observação: Esta
análise consta do arquivo “Felipe Neto cria polêmica ao
dizer que Machado de Assis não é para adolescentes.docx”, disponível no Google Drive, pasta pública (WEB) “ECONOMIA DIGITAL - DIGITAL ECONOMY”, conforme link https://drive.google.com/drive/folders/0B-FB-YQZiRk8SEdQb1BYUTRQLXc?usp=sharing ou no link https://rogerounielo.blogspot.com/2021/01/felipe-neto-cria-polemica-ao-dizer-que.html
1. “Ao criticar a adoção de livros clássicos da literatura brasileira no currículo das escolas, o youtuber mobilizou a rede social e colocou os nomes dos escritores Machado de Assis, José de Alencar e Álvares de Azevedo entre os assuntos mais comentados do dia” (vide matéria transcrita no item 7 abaixo):
1.1 “Forçar
adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das
escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de Assis não são para
adolescentes! E forçar isso gera jovens que acham literatura um saco”, escreveu” (vide
matéria transcrita no item 7 abaixo).
1.1.1 Felipe Neto cria treta literária: Machado de Assis é para
adolescentes?
a) Tela nº 01:
b) Tela nº 02:
2. No nosso entendimento, Felipe Neto está certo em alguns pontos e está equivocado quando prega que não se deve ensinar a literatura de Álvares de Azevedo e de Machado de Assis, nas escolas, levando em consideração o que disse o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), no vídeo intitulado “Aprendendo Inteligência - Prof Pierluigi Piazzi (Sinpro-SP 2008)”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=RlSCoYwnxr4&feature=youtu.be, detalhado no item 8 abaixo:
2.1 O PROFESSOR
PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015) fez a seguinte pergunta a si mesmo, durante
apresentação para a plateia:
“Professor
tem alguma coisa fascinante que a pessoa não consiga deixar de fazer, que seja
absolutamente avassaladora e que mesmo assim faça subir a ESCADA DA
INTELIGÊNCIA?”
2.1.1 Resposta
do PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), no vídeo citado no item 2
anterior, a 01:19:36
h: “Livros. Só se sai bem na vida quem lê muito!
E só lê muito quem lê por prazer! Mais uma
regra do jogo que eu quero mudar! PROFESSORES DE LITERATURA POR FAVOR
ESQUEÇAM QUE VOCÊS SÃO PROFESSORES
DE LITERATURA E TRANSFORMEM-SE EM PROFESSORES
DE LEITURA. POR QUE DO JEITO QUE É DADO HOJE LITERATURA NAS ESCOLAS EM VEZ DE CRIAR
O PRAZER PELA LEITURA SE CRIA O ÓDIO PELA LEITURA. Você pega
uma criança de 12 anos e diz eu vou te fazer descobrir o prazer pela leitura! Toma
“Iracema” ! Nunca
mais ela chega perto de um livro. Primeiro professor de leitura! Depois
professor de literatura. Se você começar com Harry Potter você chega em Machado de Assis. Se você
começar com Machado de Assis você não chega em lugar nenhum. CRIAR O PRAZER PELA LEITURA! Como é que
se cria o PRAZER PELA LEITURA. Como descobrir o prazer de ler? Foram
escritos milhões de livros no mundo. Um foi escrito para você. Comece a ler um
livro qualquer! Tá chato ? Pára e começa a ler outro! A tua tarefa não é ler um
livro! A tua tarefa é descobrir o teu livro! Tá chato? Não é teu livro! Tá
chato? Pára!” Livro é que nem namorada! Tá chata? Troca! Tá chata? Troca! Tá
chata? Troca! O ALUNO DEVE DESCOBRIR QUE LER É DIVERTIDO E UMA FORMA DE LAZER! Livro muda
muito as pessoas! Muda demais as pessoas! Você pode levar um cavalo até a
água, mas você não pode obrigar o cavalo a beber a água! Se você enfiar a cara
do cavalo no balde não só ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde. PORTANTO, PELO AMOR DE DEUS
PROFESSORES NUNCA OBRIGUEM UM ALUNO A LER UM LIVRO! PELO AMOR DE DEUS! NÃO
FAÇAM MAIS ISSO! NÃO ESCOLHAM POR ELE! COR E GOSTO NÃO SE DISCUTEM! CADA UM TEM
O DIREITO DE GOSTAR DO QUE QUISER! SE EU TE DOU O DIREITO DE ACHAR QUE MACHADO
DE ASSIS É UM GÊNIO, VOCÊ POR FAVOR ME DÊ O DIREITO DE ACHAR QUE MACHADO DE
ASSIS É CHATO! Então, qual é o truque? Dê um
leque de opções de leitura para o aluno escolher! Começou a ler um livro, não
está bom, começa outro, não está bom começa outro, até você achar o teu livro! Muitas
escolas já estão fazendo isso!”.
2.1.2
Quando Felipe Neto diz “Forçar adolescentes a lerem romantismo e
realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura. Álvares de
Azevedo e Machado de Assis não são para adolescentes! E forçar isso gera jovens
que acham literatura um saco”, escreveu” ELE
ESTÁ PARCIALMENTE CERTO OU ESTÁ CERTO E ERRADO, AO MESMO TEMPO, pois
podemos ter adolescentes que não gostam de ler Álvares
de Azevedo e Machado de Assis nas escolas.
2.1.2.1 Para
os que não gostam de ler Álvares de Azevedo e Machado de Assis a
leitura de Álvares de Azevedo e Machado de Assis é um
saco!
2.1.2.2 Se
você obrigar alunos que não gostam de ler Álvares
de Azevedo e Machado de Assis a lerem Álvares de
Azevedo e Machado de Assis, “você está enfiando a cara do cavalo no balde não só
ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde”, como disse o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI
(1943-2015), no vídeo citado no item 2.1 anterior, às 01:29:17 h, e tirando dessas pessoas a oportunidade de despertar em
si mesmas o gosto pela leitura, para que possam subir por si mesmas a ESCADA DA INTELIGÊNCIA, para que encontrem o caminho da própria realização
pessoal pela descoberta de seus dons latentes, prejudicando o desenvolvimento
do próprio aluno, prejudicando a contribuição que o aluno pode dar ao
desenvolvimento de sua família, prejudicando o desenvolvimento da sociedade
atual, pois serão seres humanos incompletos, incapazes de darem o melhor de si
para si mesmos, incapazes de darem o melhor de si para suas famílias e
incapazes de darem o melhor de si mesmos para a sociedade.
2.1.2.2.1
Seres humanos incompletos, incapazes de darem o melhor de si para si mesmos,
incapazes de darem o melhor de si mesmos para suas famílias e incapazes de
darem o melhor de si mesmos para a sociedade, são seres humanos que
prejudicarão as futuras gerações, pois deixam o ambiente para o desenvolvimento
da inteligência, na sua esfera de ação individual (família e trabalho),
desfavorável para o desenvolvimento da sua própria inteligência, desfavorável
para o desenvolvimento da inteligência dos outros e desfavorável para o
desenvolvimento da inteligência das futuras gerações. É UM DESASTRE
COMPLETO DE PROPORÇÕES HUMANAS, ECONÔMICAS e FINANCEIRAS INCALCULÁVEL, PARA O
BRASIL!
2.1.2.3 Para
os que não gostam de ler Álvares de
Azevedo e Machado de Assis os professores nas escolas deveriam dar a liberdade
para esses alunos buscarem livros que lhes despertem o gosto pela leitura, para que
possam escolher o seu livro, para que encontrem o tipo de leitura que lhes dá
prazer no processo educacional.
2.1.3 Para
adolescentes que gostam de ler Álvares de Azevedo e
Machado de Assis, estes devem ter a opção de poder ler Álvares
de Azevedo e Machado de Assis nas escolas, pois se você
obrigar esses alunos que gostam de ler Álvares
de Azevedo e Machado de Assis a lerem outro tipo de leitura ((((((((“A História do Conde Drácula”)))))))), esses alunos vão achar esse outro tipo de
leitura um saco, ou seja, “você está enfiando a cara do cavalo no balde não só
ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde”, como disse o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI
(1943-2015), no vídeo citado no item 2.1 anterior, às 01:29:17 h, e tirando dessas pessoas a oportunidade de despertar em
si mesmas o gosto pela leitura, para que possam subir por si mesmas a ESCADA DA INTELIGÊNCIA, para que encontrem o caminho da própria realização
pessoal pela descoberta de seus dons latentes, prejudicando o desenvolvimento
do próprio aluno, prejudicando a contribuição que o aluno pode dar ao
desenvolvimento de sua família, prejudicando o desenvolvimento da sociedade
atual, pois serão seres humanos incompletos, incapazes de darem o melhor de si para
si mesmos, incapazes de darem o melhor de si para suas famílias e incapazes de
darem o melhor de si mesmos para a sociedade.
2.1.3.1 Seres
humanos incompletos, incapazes de darem o melhor de si para si mesmos,
incapazes de darem o melhor de si mesmos para suas famílias e incapazes de
darem o melhor de si mesmos para a sociedade, são seres humanos que
prejudicarão as futuras gerações, pois deixam o ambiente para o desenvolvimento
da inteligência, na sua esfera de ação individual (família e trabalho), desfavorável
para o desenvolvimento da sua própria inteligência, desfavorável para o
desenvolvimento da inteligência dos outros e desfavorável para o
desenvolvimento da inteligência das futuras gerações. É UM DESASTRE
COMPLETO DE PROPORÇÕES HUMANAS, ECONÔMICAS e FINANCEIRAS INCALCULÁVEL, PARA O
BRASIL!
3. “Ao
criticar a adoção de livros clássicos da literatura brasileira no currículo das
escolas”, o Youtuber Felipe Neto que,
provavelmente, não gostava e/ou não gosta da literatura de Álvares
de Azevedo e Machado de Assis, o que diga-se de passagem é um direito
dele e um direito de qualquer aluno, está dizendo que por que
ele não gosta da literatura de Álvares de Azevedo e
Machado de Assis, que não se deve ter a literatura
de Álvares de Azevedo e de Machado de Assis ensinada nas escolas, proposição que
se fosse adotada seria UM DESASTRE COMPLETO DE
PROPORÇÕES HUMANAS, ECONÔMICAS e FINANCEIRAS INCALCULÁVEL, PARA O BRASIL,
pois “você está enfiando a cara do cavalo
no balde não só ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde”, como disse o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI
(1943-2015), no vídeo citado no item 2.1 anterior, às 01:29:17 h, para adolescentes que gostam de ler Álvares de Azevedo e
Machado de Assis, e estes devem ter a opção de
poder ler Álvares de Azevedo e Machado de Assis nas
escolas, para não tirar dessas pessoas a oportunidade de despertar em si mesmas
o gosto pela leitura, para que possam subir por si mesmas a ESCADA DA INTELIGÊNCIA, para que encontrem o caminho da própria realização
pessoal pela descoberta de seus dons latentes, para não prejudicar o desenvolvimento
do próprio aluno, para não prejudicar a contribuição que o aluno pode dar ao
desenvolvimento de sua família, para não prejudicar o desenvolvimento da
sociedade atual, pois serão seres humanos incompletos, incapazes de darem o
melhor de si para si mesmos, incapazes de darem o melhor de si mesmos para suas
famílias e incapazes de darem o melhor de si mesmos para a sociedade SÃO UM DESASTRE COMPLETO DE PROPORÇÕES HUMANAS,
ECONÔMICAS e FINANCEIRAS INCALCULÁVEL, PARA O BRASIL.
3.1 O melhor caminho
para resolver o impasse dos que gostam e dos que não gostam de ler a literatura de Álvares de
Azevedo e Machado de Assis nas
escolas seria seguir o conselho do PROFESSOR
PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), no vídeo
citado no item 2.1 anterior, às 01:29:17 h, que
transcrevemos abaixo:
“PORTANTO, PELO AMOR DE DEUS PROFESSORES NUNCA OBRIGUEM UM
ALUNO A LER UM LIVRO! PELO AMOR DE DEUS! NÃO FAÇAM MAIS ISSO! NÃO ESCOLHAM POR
ELE! COR E GOSTO NÃO SE DISCUTEM! CADA UM TEM O DIREITO DE GOSTAR DO QUE
QUISER! SE EU TE DOU O DIREITO DE ACHAR QUE MACHADO DE ASSIS É UM GÊNIO, VOCÊ
POR FAVOR ME DÊ O DIREITO DE ACHAR QUE MACHADO DE ASSIS É CHATO! Então, qual é o truque? Dé um leque de opções de
leitura para o aluno escolher! Começou a ler um livro, não está bom, começa
outro, não está bom começa outro, até você achar o teu livro! Muitas escolas já
estão fazendo isso!”:
3.2 O que está errado
no ensino da leitura nas escolas, para os alunos que não gostam da literatura de Álvares de
Azevedo e de Machado de Assis é que
não há opção de outro tipo de leitura, para que os alunos que não gostam da literatura de Álvares de
Azevedo e Machado de Assis, busquem o
tipo de leitura que lhes desperte o prazer pela leitura.
3.2.1 Os professores
estão OBRIGANDO O ALUNO A LER UM LIVRO QUE ELE NÃO QUER LER, POR NÃO SER O TIPO
DE LEITURA QUE LHE AGRADA, EM DESRESPEITO AO GOSTO DO ALUNO.
3.2.1.2 OS PROFESSORES
ESTÃO, INDEVIDAMENTE, ESCOLHENDO O TIPO DE LEITURA PELO ALUNO E PARA O ALUNO!
3.2.1.3 OS PROFESSORES
ESTÃO IMPONDO O SEU GOSTO POR LEITURA PARA ALUNOS QUE NÃO GOSTAM DO TIPO DE
LEITURA ESCOLHIDO PELOS PROFESSORES TIPO ÁLVARES DE AZEVEEO E MACHADO DE ASSIS!
3.3 Então,
para mudar essa situação, que o Youtuber Felipe Neto reclama parcialmente
com razão, a solução não seria EXTINGUIR o ensino
da literatura de Álvares de Azevedo e Machado
de Assis nas escolas.
3.3.1 A
solução seria que as escolas dessem um leque
de opções de leitura para o aluno escolher, com a orientação de começou a ler
um livro, não está bom, começa outro, não está bom começa outro, até você achar
o teu livro, até você achar o livro que vai despertar em você o gosto pela
leitura, pois somente lendo a pessoa sobe, por si mesma,
a ESCADA DA INTELIGÊNCIA.
3.3.1.1 Somente
lendo a pessoa encontra o caminho da própria realização pessoal pela descoberta
de seus dons latentes, somente lendo a pessoa não prejudica o seu próprio
desenvolvimento, somente lendo a pessoa não prejudica a contribuição que pode
dar para o desenvolvimento de sua família, somente lendo a pessoa não prejudica
o desenvolvimento da sociedade atual, pois
LENDO, LENDO QUALQUER COISA DE QUE GOSTEM OS INDIVÍDUOS VÃO DESENVOLVER SUA
PRÓPRIA INTELIGÊNCIA, se tornando seres humanos
mais completos, mais capazes de darem o melhor de si mesmos para si mesmos,
mais capazes de darem o melhor de si mesmos para suas famílias e mais capazes
de darem o melhor de si mesmos para a sociedade brasileira, presente e futura.
3.4 Certamente, para
muitos alunos as escolas e professores sequer deveriam existir, mas o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015) disse uma coisa muito sábia no vídeo citado no
item 2 anterior, aos 59 minutos e 20 segundos:
“professores parem de buscar NOVOS
MÉTODOS DE ENSINAR e passem a buscar NOVOS MÉTODOS DE APRENDER”.
3.4.1 Quando
as escolas derem um leque
de opções de leitura para o aluno escolher, com a orientação de começou a ler
um livro, não está bom, começa outro, não está bom começa outro, até você achar
o teu livro, até você achar o livro que vai despertar em você o gosto pela
leitura, estaremos tornando a educação mais flexível, democrática
e focada no desenvolvimento das potencialidades humanas infinitas, de acordo
com o gosto de leitura específico de cada um, para que a pessoa suba, por si mesma, a ESCADA
DA INTELIGÊNCIA, para se tornar um ser
humano mais completo, mais capaz de dar o melhor de si mesmo para si mesmo,
mais capaz de dar o melhor de si mesmo para sua família e mais capaz de dar o
melhor de si mesmo para a sociedade brasileira, presente e futura.
5. Começou
o PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015) a dar aulas com 18 anos. Tinha
65 anos quando deu a palestra no SINPRO-SP, citada no item 2.1 anterior. Já deu
aula no ensino fundamental, no “pré”, no “prézinho”, no colegial,
em graduação, na pós-graduação da PUC, durante 04 anos, no curso “Formação de Terapeutas Familiares”, mas a
maior experiencia dele foi no cursinho, onde já tinha sido 100.400
alunos.
5.1 “Cem
mil e quatrocentos (100.400) alunos
que são as provas vivas de que o sistema de ensino brasileiro tem sérios problemas,
pois se o sistema de ensino brasileiro não tivesse problemas não existiriam
cursinhos”.
6. No vídeo
em questão, citado no item 2 anterior, às 01:15:24 h, o PROFESSOR
PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), faz a seguinte pergunta a si mesmo:
“Professor o
que mais abaixa o QI ?”
Resposta do
PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015): “Como já disse! Computador “mousado”.
Eles ficam até 03:00 da manhã, no
MSN, conversando com 10 pessoas ao mesmo tempo. Portanto, fatiando seu lobo
frontal em 10 pontos de atenção ao mesmo tempo. E cuidado
hein, a função do lobo frontal é fazer convergir todas as informações que vem
de todos os nossos módulos cognitivos numa linha única de pensamento. O cara tá
fatiando aquilo (o lobo frontal). Tá abrindo 10 caminhos diferentes. Aí o que
a acontece? A mãe leva na psicopedagoga, que leva para o neurologista. Esse
neurologista tem um protocolo de sintomas, sintomas de verdade de crianças que
sofreram acidente de parto, que bateu a cabeça quando era nenê, ou seja,
criança que tem problema neurológico e com esse conjunto de sintomas ele
diagnostica “TDA-Transtorno de Défict de Atenção". Só
que essa criança não está com “TDA-Transtorno
de Défict de Atenção". Se essa criança tirar o computador do
quarto e colocar na sala, o “TDA-Transtorno
de Défict de Atenção" desaparece”:
a) Tela nº 01:
b) Tela nº 02 - “Pesquisador descobriu que o uso do MSN produz um rebaixamento do QI que é o dobro do que se o jovem fumasse maconha”:
c.1) Resposta do PROFESSOR PIERLUIGI PIAZZI (1943-2015), no vídeo citado no item 2 anterior, a 01:19:36 h: “Livros. Só se sai bem na vida quem lê muito! E só lê muito quem lê por prazer! Mais uma regra do jogo que eu quero mudar! PROFESSORES DE LITERATURA POR FAVOR ESQUEÇAM QUE VOCÊS SÃO PROFESSORES DE LITERATURA E TRANSFORMEM-SE EM PROFESSORES DE LEITURA. POR QUE DO JEITO QUE É DADO HOJE LITERATURA NAS ESCOLAS EM VEZ DE CRIAR O PRAZER PELA LEITURA SE CRIA O ÓDIO PELA LEITURA. Você pega uma criança de 12 anos e diz eu vou te fazer descobrir o prazer pela leitura! Toma “Iracema” ! Nunca mais ela chega perto de um livro. Primeiro professor de leitura! Depois professor de literatura. Se você começar com Harry Potter você chega em Machado de Assis. Se você começar com Machado de Assis você não chega em lugar nenhum. CRIAR O PRAZER PELA LEITURA! Como é que se cria o PRAZER PELA LEITURA. Como descobrir o prazer de ler? Foram escritos milhões de livros no mundo. Um foi escrito para você. Comece a ler um livro qualquer! Tá chato ? Pára e começa a ler outro! A tua tarefa não é ler um livro! A tua tarefa é descobrir o teu livro! Tá chato? Não é teu livro! Tá chato? Pára!” Livro é que nem namorada! Tá chata? Troca! Tá chata? Troca! Tá chata? Troca! O ALUNO DEVE DESCOBRIR QUE LER É DIVERTIDO E UMA FORMA DE LAZER! Livro muda muito as pessoas! Muda demais as pessoas! Você pode levar um cavalo até a água, mas você não pode obrigar o cavalo a beber a água! Se você enfiar a cara do cavalo no balde não só ele não bebe como nunca mais ele chega perto do balde. PORTANTO, PELO AMOR DE DEUS PROFESSORES NUNCA OBRIGUEM UM ALUNO A LER UM LIVRO! PELO AMOR DE DEUS! NÃO FAÇAM MAIS ISSO! NÃO ESCOLHAM POR ELE! COR E GOSTO NÃO SE DISCUTEM! CADA UM TEM O DIREITO DE GOSTAR DO QUE QUISER! SE EU TE DOU O DIREITO DE ACHAR QUE MACHADO DE ASSIS É UM GÊNIO, VOCÊ POR FAVOR ME DÊ O DIREITO DE ACHAR QUE MACHADO DE ASSIS É CHATO! Então, qual é o truque? Dê um leque de opções de leitura para o aluno escolher! Começou a ler um livro, não está bom, começa outro, não está bom começa outro, até você achar o teu livro! Muitas escolas já estão fazendo isso!”:
Felipe
Neto cria polêmica ao dizer que Machado de Assis não é para adolescentes
Giselle
de Almeida
sáb., 23
de janeiro de 2021 4:28 PM
Felipe
Neto levou a corrente “Crie uma treta literária e saia”, que circula no
Twitter, a outro patamar neste sábado (23). Ao criticar a adoção de livros
clássicos da literatura brasileira no currículo das escolas, o youtuber
mobilizou a rede social e colocou os nomes dos escritores Machado de Assis,
José de Alencar e Álvares de Azevedo entre os assuntos mais comentados do dia.
“Forçar
adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das
escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de Assis não são para
adolescentes! E forçar isso gera jovens que acham literatura um saco”,
escreveu.
Fonte – Link https://br.yahoo.com/vida-estilo/felipe-neto-polemica-machado-assis-adolescentes-192820742.html
Fim
8. Início de
transcrição da matéria:
Neste video, o professor Pierluigi Piazzi (1943-2015) apresenta seus livros "Aprendendo Inteligência" (escrito para os alunos) e "Estimulando Inteligência" (escrito para os pais). Ainda há informações sobre o terceiro livro chamado "Ensinando Inteligência", escrito para os professores e que foi publicado posteriormente.
O
professor Pier nasceu na Itália em 1943, e veio para o Brasil em 1954.
No começo
dos anos 60, fez Química Industrial na Escola Técnica Oswaldo Cruz
(substituindo assim o colegial, antigo ensino médio). Nessa época teve seu
primeiro contato com computadores analógicos.
Formado
técnico, trabalhou em Goiás como químico, complementando o salário como
motorista de caminhão e tratorista.
Em 1967,
de volta a São Paulo, conseguiu um emprego em um laboratório de pesquisas na
gigante alimentícia SANBRA. (Mais tarde, a SANBRA se tornaria a BUNGE). Na
entrevista de emprego, seu QI avaliado foi de 132.
Iniciou
sua graduação em Física no Mackenzie, mas no segundo ano transferiu para a USP
"por falta de grana".
Nessa
época começou a dar aulas no cursinho da Oswaldo Cruz, e no ano seguinte em um
cursinho preparatório para Medicina, em Campinas. Foi nessa época que percebeu
a possibilidade de "ensinar inteligência", pois uma das provas do exame
aplicado pelo CESCEM era de "nível mental". (Mais tarde, o CESCEM se
tornaria a Fundação Carlos Chagas).
No final
de 1969, foi dar aulas de Física no cursinho ANGLO, onde no começo dos anos 70
inventou a "apostila caderno", material didático utilizado até hoje
por colégios particulares e cursinhos. No cursinho, ele teve mais de 100 mil
alunos.
Em 1980,
se tornou membro do MENSA, com um QI avaliado em 184.
Comprou
sem primeiro PC em 1981, e desde então passou a escrever manuais de
programação.
É fundador
da editora Aleph, especializada em Ficção Científica.
Ao longo
de sua carreira, lecionou Teoria da Relatividade na Politécnica da USP; Teoria
Geral dos Sistemas e Cibernética na pós-graduação em terapia familiar na PUC;
Inteligência Artificial, Redes Neurais e noções de Computação Quântica para o
curso de Ciências da Computação, e Técnicas Avançadas de Processamento de Dados
para o curso de Engenharia da Computação, na UNISANTA.
Na área
de comunicação, participou como produtor e apresentador de diversos programas
de rádio e televisão.
Este
video foi editado do original publicado pelo SINPRO-SP.
https://www.youtube.com/watch?v=Y96yI...
Fim
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