PARA: ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E CIDADÃOS DO
BRASIL E DO MUNDO - Parte 02
Para
conhecimento,
Portal da Transparência - Gastos Governo
Federal - Série Histórica - 2004 a 2014
RESUMO
A)
Identifica-se
o tamanho
das derrapagens fiscais, do Governo Federal, do Brasil, no “Portal da Transparência - Gastos Governo
Federal - Série Histórica - 2004 a 2014”, por meio do qual analisamos,
minuciosamente, as contas nacionais, de forma integrada, buscando identificar a situação atual da
situação, fiscal, do país, e que demonstrou que as contas públicas brasileiras
estão com tendência de descontrole total;
B)
No item 19, de referida análise, temos que do total de R$
15.748.557.917.000,90 (R$ 15,7 TRILHÕES), em gastos, diretos, do
Governo Federal, realizados entre 2004 e 2014, atualizados monetariamente --
valor sem atualização monetária é de R$ 12.198.072.173.459,50 (R$ 12,2 TRILHÕES) --, o programa “XXYZ - Pessoal,
Encargos Sociais e Dívida” foi responsável por 74,093% desses gastos.
C)
Assim, de 2004 a 2014, de cada R$ 100,00, o Governo Federal utilizou R$ 74,09
para pagar, apenas, três despesas: pessoal, encargos sociais e dívidas.
D)
No item nº 25, de referida análise, temos que a amortização e pagamento
de juros da dívida pública federal (R$ 826,7 BILHÕES) representaram 56% do
total das despesas do Governo Federal, em 2014 (R$ 1,47 TRILHÕES).
E)
No item 69, de referida análise, temos a
demonstração da crescente paralisia do Governo Federal, por falta de recursos,
quase que integralmente direcionados para pagamento das três despesas citadas
anteriormente, especialmente pagamento de juros e amortização da dívida pública
federal bruta.
F)
De 2004 a 2014, o Brasil teve 706 programas, mas deste total, apenas, 262 programas, continuam vigentes, em 2014.
G)
houve redução de 63% na quantidade de programas, no Brasil, de 2004 a 2014, como
decorrência, lógica, da falta de recursos públicos, cada vez mais comprometidos
com o pagamento de amortização e juros da dívida pública federal e salários e
encargos de servidores públicos.
H)
No item nº 29, de referida análise, temos que a
“Dívida Pública Federal Bruta” era de R$
1.971.590.391.400,00 (R$ 1,9 TRILHÕES), em 2001, e
saltou para R$ 3.466.519.331.480,00 (R$ 3,4 TRILHÕES), em 2014, acréscimo de R$ 1.494.928.940.080,00 (R$ 1,4 TRILHÕES), de 2001 a 2014, ou 76%, no período, em valores corrigidos
monetariamente, ou seja, trata-se de crescimento real da “Dívida Pública Federal Bruta”, sem os efeitos inflacionários.
I)
Gastos Governo Federal - Série Histórica - 2004 a 2014 - Contas
Nacionais - Análise Integrada - Situação Atual - Tendência de Descontrole:
Parte 01 - Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica.html
Parte 02 - Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica_21.html
Parte 03 - Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica_64.html
J)
Essas análises foram produzidas por meio da utilização de dados
oficiais, extraídos do “Portal da Transparência”, mantido pela
Controladoria Geral da União-CGU, disponível no link
http://www.portaltransparencia.gov.br/
Contas Nacionais - Análise Integrada -
Situação Atual - Tendência de Descontrole
23.
A
análise das contas públicas federais nos dão algumas pistas valiosas sobre as
razões pelas quais o Governo Federal está com dificuldades de caixa, o que não
pode ser explicado, como deseja o Governo Federal, como reflexo, apenas, da
crise econômica mundial ou do desaquecimento da atividade econômica brasileira.
Vejamos!
24.
Na
planilha “Gastos Por Tipo de Despesa -
29.11.2014.xls”, em anexo, aba “Amortização e Juros-1”, consta a tabela
abaixo, onde podemos notar que os gastos do Governo Federal com amortização e juros da dívida pública brasileira
passa de R$
509.140.713.512,79 (R$ 509,1 BILHÕES), em 2004, valor não corrigido
monetariamente, para R$ 826.749.833.712,21 (R$ 826,7 BILHÕES), em
2014:
Portal da Transparência - Gastos Diretos do
Governo Federal - Série Histórica - Por Tipo da Despesa
|
|||
Nº
|
Ano
|
Valor Total dos Gastos Diretos - Não
Corrigidos Monetariamente - R$
|
Valor da Amortização e Juros da
Dívida - Não Corrigidos Monetariamente - R$
|
1º
|
2004
|
732.430.151.665,43
|
509.140.713.512,79
|
2º
|
2005
|
890.544.947.226,17
|
636.804.746.610,41
|
3º
|
2006
|
937.826.907.236,56
|
648.546.210.711,01
|
4º
|
2007
|
938.780.222.770,44
|
611.818.042.183,76
|
5º
|
2008
|
931.122.144.673,70
|
559.030.230.104,78
|
6º
|
2009
|
1.101.075.288.509,81
|
641.839.146.481,79
|
7º
|
2010
|
1.044.954.183.925,74
|
598.968.638.860,04
|
8º
|
2011
|
1.286.987.980.853,56
|
708.142.636.125,93
|
9º
|
2012
|
1.395.266.065.163,62
|
753.246.932.087,21
|
10º
|
2013
|
1.468.062.531.859,46
|
718.822.143.294,27
|
11º
|
2014
|
1.471.021.741.633,34
|
826.749.833.712,21
|
Total
|
12.198.072.165.517,80
|
7.213.109.273.684,20
|
Fonte - Link: http://www.portaltransparencia.gov.br
|
Nota: Dados de 01/2014 a 10/2014
|
25.
Quando
se compara quanto a amortização e pagamento de juros da dívida pública federal
representa no total dos gastos diretos do Governo Federal, constata-se, por
exemplo, que em 2004, a amortização e pagamento de juros, representavam 70% do
total das despesas do Governo Federal e em 2013, 49%, não por que o valor da despesa “amortização e pagamento de juros da dívida
pública federal” diminuiu de 2004 para 2013, pelo contrário, o total de
gastos do Governo Federal, de 2004 para 2013, aumentou, significativamente,
fazendo com que a relação percentual entre as duas variáveis caia, ou seja,
mera ilusão de que a participação da amortização e pagamento de juros diminuiu
de 2004 para 2013, conforme consta da planilha “Gastos
Por Tipo de Despesa - 29.11.2014.xls”, em anexo, aba “Amortização e
Juros-2”:
Portal da Transparência - Gastos Diretos do
Governo Federal - Série Histórica - Por Tipo da Despesa
|
||||
Nº
|
Ano
|
Valor Total dos Gastos Diretos - Não
Corrigidos Monetariamente - R$
|
Valor da Amortização e Juros da
Dívida - Não Corrigidos Monetariamente - R$
|
% Amortização e Juros da Dívida
Relativamente ao Total de Gastos Diretos de Cada Ano
|
1º
|
2004
|
732.430.151.665,43
|
509.140.713.512,79
|
70%
|
2º
|
2005
|
890.544.947.226,17
|
636.804.746.610,41
|
72%
|
3º
|
2006
|
937.826.907.236,56
|
648.546.210.711,01
|
69%
|
4º
|
2007
|
938.780.222.770,44
|
611.818.042.183,76
|
65%
|
5º
|
2008
|
931.122.144.673,70
|
559.030.230.104,78
|
60%
|
6º
|
2009
|
1.101.075.288.509,81
|
641.839.146.481,79
|
58%
|
7º
|
2010
|
1.044.954.183.925,74
|
598.968.638.860,04
|
57%
|
8º
|
2011
|
1.286.987.980.853,56
|
708.142.636.125,93
|
55%
|
9º
|
2012
|
1.395.266.065.163,62
|
753.246.932.087,21
|
54%
|
10º
|
2013
|
1.468.062.531.859,46
|
718.822.143.294,27
|
49%
|
11º
|
2014
|
1.471.021.741.633,34
|
826.749.833.712,21
|
56%
|
Total
|
12.198.072.165.517,80
|
7.213.109.273.684,20
|
26.
Quando
se corrige, ano a ano, o valor dos gastos diretos do Governo Federal, e o valor
da amortização e pagamento de juros da dívida pública federal, de 2004 a 2014,
nota-se que, em 2013, o pagamento de juros e amortização da dívida pública
representava 44% do total de gastos
do Governo Federal, conforme tabela abaixo reproduzida, extraída da planilha “Gastos
Por Tipo de Despesa - 29.11.2014.xls”, em anexo, aba “Correção Gastos
IPCA 5.1”:
Portal da Transparência -
Gastos Diretos do Governo Federal - Série Histórica - Por Tipo da Despesa
|
|||||
Valor da Variável Corrigida
Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
|
|||||
Nº
|
Ano
|
Valor dos Gastos
Diretos do Governo Federal Corrigidos Monetariamente - R$
|
Valor da
Amortização e Juros da Dívida Corrigidos Monetariamente - R$
|
Valor da Diferença
Entre os Gastos Diretos do Governo Federal e a Amortização e Pagamento de
Juros da Dívida Pública Federal - R$
|
%
|
1º
|
2004
|
1.234.230.428.752,54
|
857.961.622.286,29
|
376.268.806.466,25
|
30%
|
2º
|
2005
|
1.412.852.796.561,98
|
1.010.293.045.752,31
|
402.559.750.809,67
|
28%
|
3º
|
2006
|
1.444.274.193.180,61
|
998.775.518.155,10
|
445.498.675.025,52
|
31%
|
4º
|
2007
|
1.387.631.108.725,24
|
904.341.322.517,57
|
483.289.786.207,67
|
35%
|
5º
|
2008
|
1.293.664.527.573,05
|
776.694.639.542,69
|
516.969.888.030,36
|
40%
|
6º
|
2009
|
1.467.870.877.257,15
|
855.651.744.104,88
|
612.219.133.152,27
|
42%
|
7º
|
2010
|
1.318.745.156.987,78
|
755.905.860.596,44
|
562.839.296.391,34
|
43%
|
8º
|
2011
|
1.523.044.711.013,66
|
838.028.724.929,94
|
685.015.986.083,72
|
45%
|
9º
|
2012
|
1.564.600.497.220,59
|
844.663.647.958,31
|
719.936.849.262,29
|
46%
|
10º
|
2013
|
1.556.361.176.554,24
|
762.056.691.995,06
|
794.304.484.559,18
|
51%
|
11º
|
2014
|
1.545.282.432.586,56
|
868.486.139.953,86
|
676.796.292.632,70
|
44%
|
Total
|
15.748.557.906.413,40
|
9.472.858.957.792,44
|
6.275.698.948.620,96
|
40%
|
27.
Por
que razão as despesas com amortização e pagamento de juros da dívida publica
federal estão crescendo? A resposta é muito simples! Por que o endividamento
público federal não para de crescer! Vejamos!
28.
A
dívida bruta do Governo Federal saltou de R$ 885.907.185.497,79 (R$ 885,9 BILHÕES), em 2001,
para R$
3.299.930.936.163,62 (R$ 3,2 TRILHÕES), em 2014, valores não
corrigidos monetariamente, conforme consta da planilha “Historico
da Divida Publica Federal - 06.12.2014.xls”, em anexo, aba “Histórico
Dívida Pública 3.1”:
BACEN - Série Histórica da Dívida líquida e Bruta
do Governo Geral
|
|||
Dívida Líquida e Bruta do Governo
Geral1/ (R$ milhões) - Metodologia Utilizada Até 2007
|
|||
Valor da Variável Corrigida
Monetariamente Pelo INPC - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
|
|||
Nº
|
Ano
|
Dívida Bruta do Governo Geral (Dívida
Interna + Dívida Externa) - Não Corrigida Monetariamente - R$
|
Dívida Pública
Bruta Corrigida - Corrigida Monetariamente - R$
|
1º
|
2001
|
885.907.185.497,79
|
1.971.590.391.400,00
|
2º
|
2002
|
1.132.894.037.567,83
|
2.271.180.682.330,00
|
3º
|
2003
|
1.228.569.291.000,28
|
2.220.105.736.050,00
|
4º
|
2004
|
1.331.760.699.856,73
|
2.244.172.465.930,00
|
5º
|
2005
|
1.453.607.885.960,06
|
2.306.154.196.010,00
|
6º
|
2006
|
1.556.476.255.978,94
|
2.397.007.882.230,00
|
7º
|
2007
|
1.714.436.484.882,78
|
2.534.145.205.290,00
|
8º
|
2008
|
1.910.043.421.134,96
|
2.653.739.291.000,00
|
9º
|
2009
|
2.156.529.041.560,05
|
2.874.922.549.890,00
|
10º
|
2010
|
2.426.058.701.692,38
|
3.061.716.209.800,00
|
11º
|
2011
|
2.653.562.754.596,21
|
3.140.273.863.360,00
|
12º
|
2012
|
2.966.578.496.018,64
|
3.326.612.970.680,00
|
13º
|
2013
|
3.177.361.382.694,54
|
3.368.468.163.030,00
|
14º
|
2014
|
3.299.930.936.163,62
|
3.466.519.331.480,00
|
Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
|
Dados
até 09/2014
|
29.
Quando
atualizamos, monetariamente, o valor da dívida pública bruta, para poder
comparar valores de mesma grandeza, e calculamos a diferença entre o saldo
dessa dívida do ano posterior, relativamente ao ano anterior, detectamos que a “Dívida Pública Federal” era de R$
1.971.590.391.400,00 (R$ 1,9 TRILHÕES), em 2001, e saltou para R$
3.466.519.331.480,00 (R$ 3,4 TRILHÕES), em 2014, acréscimo de R$
1.494.928.940.080,00 (R$ 1,4 TRILHÕES), de 2001 a 2014, ou 76%, no período, conforme tabela
abaixo, conforme consta da planilha “Historico da
Divida Publica Federal - 06.12.2014.xls”, em anexo, aba “Histórico
Dívida Pública 3”:
Dívida Líquida e Bruta do Governo
Geral1/ (R$ milhões) - Metodologia Utilizada Até 2007
|
||||
Valor da Variável Corrigida
Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
|
||||
Nº
|
Ano
|
Valor da Dívida
Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até
10/2014)
|
Valor da Diferença
da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a
2014 (Até 10/2014) Relativamente ao Ano Anterior
|
Crescimento da
Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a
2014 (Até 10/2014)
|
1º
|
2001
|
1.971.590.391.400,00
|
0,00
|
0%
|
2º
|
2002
|
2.271.180.682.330,00
|
299.590.290.930,00
|
15%
|
3º
|
2003
|
2.220.105.736.050,00
|
(51.074.946.280,00)
|
-2%
|
4º
|
2004
|
2.244.172.465.930,00
|
24.066.729.880,00
|
1%
|
5º
|
2005
|
2.306.154.196.010,00
|
61.981.730.080,00
|
3%
|
6º
|
2006
|
2.397.007.882.230,00
|
90.853.686.220,00
|
4%
|
7º
|
2007
|
2.534.145.205.290,00
|
137.137.323.060,00
|
6%
|
8º
|
2008
|
2.653.739.291.000,00
|
119.594.085.710,00
|
5%
|
9º
|
2009
|
2.874.922.549.890,00
|
221.183.258.890,00
|
8%
|
10º
|
2010
|
3.061.716.209.800,00
|
186.793.659.910,00
|
6%
|
11º
|
2011
|
3.140.273.863.360,00
|
78.557.653.560,00
|
3%
|
12º
|
2012
|
3.326.612.970.680,00
|
186.339.107.320,00
|
6%
|
13º
|
2013
|
3.368.468.163.030,00
|
41.855.192.350,00
|
1%
|
14º
|
2014
|
3.466.519.331.480,00
|
98.051.168.450,00
|
3%
|
Total
|
1.494.928.940.080,00
|
76%
|
30.
O
crescimento do endividamento público federal é realizado por meio da emissão de
títulos públicos federais, comprados no mercado por investidores internos e
externos, razão pela qual é importante conhecer essa dinâmica de captação de
recursos, pelo Governo Federal, para financiar as faltas de caixa ou déficit
público.
31.
No
período de 2004 a 2013, o Governo Federal emitiu R$ 5.384.998.199.440,03 (R$ 5,3 TRILHÕES) em
títulos públicos federais, em valores corrigidos monetariamente, conforme
tabela abaixo, extraída da aba “Emissão de Títulos 1.1”, da planilha “1. Resultado Primario Anual dezembro-3 - 28.11.2014.xls”,
em anexo:
Ministério do Planejamento, Orçamento
e Gestão - Secretaria de Orçamento Federal - 1.1. RESULTADO PRIMÁRIO DO
GOVERNO CENTRAL - R$
|
|||
BACEN - Série Histórica da Dívida líquida e Bruta
do Governo Geral
|
|||
Dívida Líquida e Bruta do Governo Geral1/
(R$) - Metodologia Utilizada Até 2007
|
|||
Tesouro Nacional - Execução
Financeira do Tesouro Nacional - Fluxo de Financiamento - Receitas
|
|||
Valor da Variável Corrigida
Monetariamente Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
|
|||
Nº
|
Ano
|
Emissão de Títulos - Mercado e Outras
Operações de Crédito - Não Corrigido Monetariamente - R$
|
Emissão de Títulos - Mercado e Outras
Operações de Crédito Corrigidos Monetariamente - R$
|
1º
|
2004
|
298.988.590.029,74
|
503.830.726.828,25
|
2º
|
2005
|
414.566.511.146,33
|
657.711.277.188,66
|
3º
|
2006
|
408.410.234.247,62
|
628.960.799.698,93
|
4º
|
2007
|
432.807.712.195,97
|
650.054.809.911,32
|
5º
|
2008
|
302.908.962.597,78
|
420.849.812.495,90
|
6º
|
2009
|
407.452.896.446,70
|
543.185.599.376,80
|
7º
|
2010
|
458.079.253.581,49
|
578.101.706.725,26
|
8º
|
2011
|
396.071.532.814,59
|
468.718.171.584,05
|
9º
|
2012
|
457.274.450.149,44
|
512.770.897.202,46
|
10º
|
2013
|
396.939.900.908,78
|
420.814.398.428,40
|
Total
|
3.973.500.044.118,44
|
5.384.998.199.440,03
|
Fonte Dados - Link: http://www.orcamentofederal.gov.br/informacoes-orcamentarias/pasta-estatisticas-fiscais/01.-resultado-primario-do-governo-federal
|
Atualização Inflação - Fonte - Link: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
|
Percentual 43%: Crescimento de 2013 relativamente a 2004
|
Percentual 26%: Crescimento de 2013 relativamente a 2004
|
Fonte - Link: http://www.portaltransparencia.gov.br
|
Nota: Dados de 01/2014 a 10/2014
|
Link de atualização pelo IPCA-Geral: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
|
Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
|
Dados
até 09/2014
|
Fonte - Link: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/hp/relatorios_divida_publica.asp
|
Fonte - Link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/execucao-financeira
|
32.
Desperta
a atenção o fato de que as emissões de títulos públicos federais de R$
5.384.998.199.440,03 (R$ 5,3 TRILHÕES), de acordo com item anterior,
correspondem a 64% do saldo
total atual (R$
3.466.519.331.480,00 ou R$ 3,4 TRILHÕES) da dívida pública federal, conforme
tabela abaixo, conforme consta da planilha “Historico
da Divida Publica Federal - 06.12.2014.xls”, em anexo, aba “Histórico
Dívida Pública 3”:
Dívida Líquida e Bruta do Governo
Geral1/ (R$ milhões) - Metodologia Utilizada Até 2007
|
||||
Valor da Variável Corrigida Monetariamente
Pelo IPCA-Geral - Dezembro do Ano da Variável Até 10/2014
|
||||
Nº
|
Ano
|
Valor da Dívida
Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a 2014 (Até
10/2014)
|
Valor da Diferença
da Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a
2014 (Até 10/2014) Relativamente ao Ano Anterior
|
Crescimento da
Dívida Pública Bruta Corrigida Pelo IPCA de Dezembro (Saldo de Cada Ano) a
2014 (Até 10/2014)
|
1º
|
2001
|
1.971.590.391.400,00
|
0,00
|
0%
|
2º
|
2002
|
2.271.180.682.330,00
|
299.590.290.930,00
|
15%
|
3º
|
2003
|
2.220.105.736.050,00
|
(51.074.946.280,00)
|
-2%
|
4º
|
2004
|
2.244.172.465.930,00
|
24.066.729.880,00
|
1%
|
5º
|
2005
|
2.306.154.196.010,00
|
61.981.730.080,00
|
3%
|
6º
|
2006
|
2.397.007.882.230,00
|
90.853.686.220,00
|
4%
|
7º
|
2007
|
2.534.145.205.290,00
|
137.137.323.060,00
|
6%
|
8º
|
2008
|
2.653.739.291.000,00
|
119.594.085.710,00
|
5%
|
9º
|
2009
|
2.874.922.549.890,00
|
221.183.258.890,00
|
8%
|
10º
|
2010
|
3.061.716.209.800,00
|
186.793.659.910,00
|
6%
|
11º
|
2011
|
3.140.273.863.360,00
|
78.557.653.560,00
|
3%
|
12º
|
2012
|
3.326.612.970.680,00
|
186.339.107.320,00
|
6%
|
13º
|
2013
|
3.368.468.163.030,00
|
41.855.192.350,00
|
1%
|
14º
|
2014
|
3.466.519.331.480,00
|
98.051.168.450,00
|
3%
|
Total
|
1.494.928.940.080,00
|
76%
|
Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
|
Dados
até 09/2014
|
33.
As duas tabelas acimas, relativas aos dois itens
anteriores, demonstram dinâmica tendente ao descontrole no pagamento da dívida
pública federal e no pagamento dos juros da dívida pública federal, a exemplo de
alguém que vive entrando e saindo do cheque especial (vide aba “Emissão
de Títulos 1.2”, constante da planilha “1. Resultado
Primario Anual dezembro-3 - 28.11.2014.xls”,
em anexo, pagando cada vez mais juros e, ainda que pague cada vez mais juros,
no final, o saldo devedor cresce sempre, e o valor dos juros a pagar, no
futuro, também cresce sempre, apesar de os juros serem periodicamente
amortizados pelo devedor e/ou incorporados no saldo devedor da dívida, nas
respectivas datas de exigibilidade, o que demonstra clara tendência de que em
algum momento as receitas provenientes com arrecadação do Governo Federal não
serão suficientes para pagamento dos juros exigíveis em determinado período, no
curto prazo, e sequer do principal da dívida, o que ameaça a
solidez do Sistema Financeiro Nacional, considerando que os bancos são grandes
compradores de títulos públicos federais, no Brasil, juntamente com
investidores internos e externos, e se o Governo Federal deixar, por alguma
razão, de honrar seus compromissos, toda a economia do Brasil quebrará, de uma
hora para outra:
Ministério do Planejamento, Orçamento
e Gestão - Secretaria de Orçamento Federal - 1.1. RESULTADO PRIMÁRIO DO
GOVERNO CENTRAL - R$
|
||||
BACEN - Série Histórica da
Dívida líquida e Bruta do Governo Geral
|
||||
Dívida Líquida e Bruta
do Governo Geral1/ (R$) - Metodologia Utilizada Até 2007
|
||||
Tesouro Nacional - Execução
Financeira do Tesouro Nacional - Fluxo de Financiamento - Receitas
|
||||
Nº
|
Ano
|
Valor da Emissão de Títulos - Mercado
e Outras Operações de Crédito Corrigidos Monetariamente
|
Resgate de Títulos - Mercado e Outras
Operações de Crédito - Não Corrigido Monetariamente - R$
|
Emissão Líquida - Emissão de Títulos
Menos Resgate de Títulos - Corrigido Monetariamente - R$
|
1º
|
2004
|
503.830.726.828,25
|
245.164.301.159,95
|
90.700.218.960,14
|
2º
|
2005
|
657.711.277.188,66
|
308.886.733.602,15
|
167.661.351.297,77
|
3º
|
2006
|
628.960.799.698,93
|
288.092.606.867,46
|
185.291.809.041,74
|
4º
|
2007
|
650.054.809.911,32
|
280.794.323.859,83
|
228.316.251.014,68
|
5º
|
2008
|
420.849.812.495,90
|
280.885.560.488,17
|
30.598.449.675,65
|
6º
|
2009
|
543.185.599.376,80
|
303.358.410.700,25
|
138.770.950.274,50
|
7º
|
2010
|
578.101.706.725,26
|
344.198.099.188,45
|
143.719.431.089,12
|
8º
|
2011
|
468.718.171.584,05
|
361.331.704.305,21
|
41.111.737.529,70
|
9º
|
2012
|
512.770.897.202,46
|
381.959.489.990,11
|
84.455.450.509,09
|
10º
|
2013
|
420.814.398.428,40
|
423.765.272.594,65
|
(28.438.820.644,54)
|
Total
|
5.384.998.199.440,03
|
3.218.436.502.756,23
|
1.082.186.828.747,84
|
Fonte Dados - Link: http://www.orcamentofederal.gov.br/informacoes-orcamentarias/pasta-estatisticas-fiscais/01.-resultado-primario-do-governo-federal
|
|||||||||||
Atualização Inflação - Fonte - Link: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
|
|||||||||||
Fonte - Link: http://www.portaltransparencia.gov.br
|
|||||||||||
Nota: Dados de 01/2014 a 10/2014
|
|||||||||||
Link de atualização pelo IPCA-Geral: http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/calculadoras/2013/01/01/indices-de-inflacao.htm
|
|||||||||||
Fonte - Link: http://www.bcb.gov.br/?DIVIDADLSP
|
|||||||||||
Dados
até 09/2014
|
|||||||||||
Fonte - Link: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/hp/relatorios_divida_publica.asp
|
|||||||||||
Fonte - Link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/execucao-financeira
|
34.
Quando
se analisa essa dinâmica tendente ao descontrole no
pagamento da dívida pública federal e no pagamento dos juros da dívida pública
federal, citada anteriormente, com o conjunto dos demais dados
da dívida pública federal brasileira e com a necessidade, por exemplo, de
bancar novos gastos públicos, financiar o déficit em conta corrente com recursos
provenientes de investidores internacionais, a situação se torna ainda mais
insustentável de ser mantida da forma como está.
35.
Não
vou me aprofundar na análise do déficit em conta corrente, mas é oportuno
analisar, superficialmente, como a continuidade do déficit em conta corrente do
Brasil pode ser golpe fatal para empurrar as contas públicas brasileiras para o
descontrole total, mas se o leitor desejar se aprofundar nesse assunto consulte
o arquivo “Perigos do Deficit em Conta
Corrente.doc”, em anexo, que trata, com profundidade dessa questão.
36.
O
modelo que levou o PT ao poder e que é defendido por todos os partidos
políticos, políticos, empresários etc., em geral, deixará um rombo DESASTROSO
para o país, que levará décadas para ser fechado.
37.
Para
se contextualizar sobre o déficit em conta corrente sugerimos a leitura das matérias,
em anexo, intituladas:
a)
“Rombo do país
com transações externas cresce 50% e bate recorde em 2013, com US$ 81,4 bilhões",
divulgada no O Globo.com, em 14/01/2014, no link http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/3145047/acoes-construtoras-bovespa-refletem-temida-bolha-imobiliaria
b)
“Brasil eleva
projeção para déficit em conta corrente para 2013”, divulgada em
18/12/2013, pela EFE, no link http://br.noticias.yahoo.com/brasil-eleva-proje%C3%A7%C3%A3o-d%C3%A9ficit-conta-corrente-2013-185838988--finance.html#, segundo a qual “O Banco Central informou nesta quarta-feira que elevou
sua projeção para o déficit em conta corrente do país neste ano para US$ 79
bilhões, o equivalente a 3,57% do PIB do país, e a US$ 78 bilhões (3,53% do
PIB) para 2014”.
38.
Realizada
a contextualização sobre o que é o déficit em conta corrente, passemos a
analisar como sua dinâmica afeta a dívida pública federal e pode, no curto
prazo, levar ao descontrole no pagamento de juros pelo Brasil.
39.
O
Brasil tem cerca de US$ 350 BILHÕES, em reservas internacionais.
40.
Se
o país tiver, continuamente, US$ 80 bilhões de déficit em conta corrente, por
ano, e nenhuma entrada de novos dólares, em suas reservas, isto significaria
que em 4,38 anos teria torrado TODAS
as nossas reservas internacionais, por meio do déficit em conta corrente.
41.
Se
os US$ 80
BILHÕES de déficit em conta corrente, do Brasil, forem TOTALMENTE financiados pelo ingresso de US$ 80 BILHÕES, a título de
capital especulativo, o Brasil não torraria suas reservas internacionais, em
dólares, pois internalizaria, em 05 anos, US$ 400 BILHÕES.
42.
Se
eu fosse candidato a Presidente da República, em ano eleitoral, estaria
divulgando essa informação de forma positiva, dizendo para a sociedade
brasileira que:
“o meu governo faz acontecer e está trazendo
US$ 400 bilhões, em investimentos, para o Brasil, nos próximos 05 anos”.
43.
Entretanto,
não sou governante. Sou, apenas, um cidadão, pai de família, que nada entende
de política e de economia, mas sei fazer algumas contas, básicas, para fins de
expressar, livremente, minhas opiniões, buscando proteger minha família e todas
as famílias, do Brasil e, por isso, nessa qualidade diria:
“O Brasil terá sérios problemas,
financeiros, econômicos e sociais, que as Universidades, empresas, políticos,
partidos políticos, órgãos governamentais de controle e fiscalização, Sistema
Financeiro Nacional, imprensa etc. não
explicam, de forma completa, para a sociedade brasileira, se o Brasil continuar,
ano após ano, com seus déficits em conta corrente e continuar a cobrir seus
déficits em conta corrente trazendo mais US$ 400 BILHÕES, em investimentos,
para o Brasil, nos próximos 05 anos”.
44.
Explicaremos
o raciocínio anterior, fazendo contas, básicas.
45.
Para
fazer o câmbio de US$ 400 BILHÕES, a R$ 2,00 por dólar, em 05
anos, para internalizar US$ 80 BILHÕES, por ano, o Brasil deveria
emitir R$ 800
BILHÕES em títulos públicos federais, em uma PRIMEIRA OPERAÇÃO com o "INVESTIDOR Nº 01" (várias pessoas que estariam comprando títulos públicos federais, no
Brasil), onde o país pagaria uma PRIMEIRA
taxa selic de 10% a.a, sobre R$ 160 BILHÕES, por ano, o que, grosso modo, geraria
pagamento de juros, pelo Brasil, da ordem de R$ 54,9 BILHÕES, em média, por ano, ou
R$ 274,5 BILHÕES,
em 05 anos (Fonte: planilha “Juros pagos
pelo Brasil - Deficit em Conta Corrente - US$ 80 Bilhoes.xls”, em
anexo).
Continua na Parte 03
Parte
01 -
Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica.html
Parte 02 - Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica_21.html
Atenciosamente,
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PODERÁ RESOLVER OS PROBLEMAS SOCIAIS, AMBIENTAIS, ECONÔMICOS, FINANCEIROS E DE
RELACIONAMENTO, DO PLANETA TERRA. NÃO HÁ IDEOLOGIA SUPERIOR À FRATERNIDADE
UNIVERSAL”
"O Ser
Supremo protege os fracos, impede que os fortes exacerbem o mau do seu egoísmo,
em prejuízo ainda maior dos fracos e também protege os próprios
egoístas do seu próprio egoísmo, pois ama todas as criaturas da mesma maneira."
“quando os bons não se apresentam ao campo
de batalha a vitória da injustiça é justa.”.
“O poder que os homens possuem, no Planeta Terra, serve para nos
ensinar que o maior PODER DO MUNDO é o PODER de dominar-se a si mesmo, que é um
PODER MENOR, que te leva ao PODER MAIOR, QUE É NÃO TER PODER ALGUM, QUE É O
MAIOR DE TODOS OS PODERES”.
“ADOREMOS O PAI UNIVERSAL! SAUDEMOS O SER SUPREMO!
Rogerounielo Rounielo de França
Advogado - OAB SP 117.597
Pós-Graduado em Direito
Público pela Faculdade Fortium
Mestre Maçon - Loja
Areópago de Brasília nº 3001
Mestre Maçon - Loja de
Pesquisas Maçônicas do GODF nº 3994
Grande Oriente do
Brasil-GOB
Grande Oriente do
Distrito Federal-GODF
Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666.
Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente
Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos
do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso).
Especialista em Marketing
pela Fundação Getúlio Vargas-FGV
Participante do Centro
Espírita André Luiz-CEAL
Funcionário do Banco do
Brasil S.A. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas
Final
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