O poder da Rússia pós-União Soviética. E a hegemonia de Putin - China: da revolução comunista ao protagonismo mundial - A China, assim como a Rússia, eh um projeto capitalista
1. Fonte onte - Link https://www.youtube.com/watch?v=ornku7bmVlA
1.1 China: da revolução comunista ao protagonismo mundial - Fonte - Link https://www.youtube.com/watch?v=DFTohMYUyTc
1.2 A China, assim como a Rússia, eh um projeto capitalista!
Início
1.3 Início da transcrição da matéria:
AYN RAND E OS DEVANEIOS DO COLETIVISMO - ISBN 978-85-93751-72-1
1.4 Pagina 26 - Com a vacância do trono inicialmente, o Governo Provisório foi liderado por George Lvov e por Alexander Kerensky, integrantes da ala menchevique do Partido Socialista.
Contudo, durante o regime do Governo Provisório a população da Rússia continuava a sofrer com a fome e a inflação. As tropas continuavam desertando e as
propriedades da nobreza latifundiária continuavam sendo saqueadas.
Sem aliados e sem o apoio da população, o Governo Provisório acabou destituído pelos bolcheviques, grupo socialista radical comandado por Lenin, e que vinha se articulando pelos bastidores políticos
desde a manifestação de 1905.
A transição de poder entre o Governo Provisório e os bolcheviques, em Petrogrado, ocorreu em outubro de 1917, quando, reunidos em uma sala no Palácio de Inverno os membros do Governo Provisório foram cercados por esquadrões da Guarda Vermelha, formados por operários armados, marinheiros rebeldes da frota russa e demais apoiadores dos bolcheviques.
1.5 Página 27 - Rapidamente os bolcheviques tomaram o poder em outras cidades. Após apenas uma semana, eles já haviam assumido o poder em Moscou e expulsado o antigo governo do Kremlin.
O novo Estado, estabelecido por Lenin e pelo Partido Comunista Russo – nome com o qual passou a ser designado o partido bolchevique –, realizou uma reforma agrária, centralizou a economia em instituições estatais, nacionalizou os bancos e as indústrias, entregando o controle da produção aos trabalhadores.
A Guarda Vermelha foi substituída pelo Exército Vermelho.
Também colocaram fim à participação russa na Primeira Guerra Mundial, por meio do Tratado de Paz de Brest-Litovsk, assinado com a Alemanha.
A assinatura desse tratado iniciou uma guerra civil
entre o governo soviético recém-constituído e as forças ligadas ao antigo regime czarista, apoiadas pelas potências capitalistas ocidentais.
O conflito, que durou de 1918 a 1921, deixou a Rússia ainda mais arrasada pela fome e pela destruição. Após os soviéticos retomarem
o controle do país, em 30 de dezembro de 1922 foi oficialmente constituída a União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Fim
2. Putin assume a Rússia, substituindo Boris Yeltsin, que renúncia em 1999, depois de ser eleito primeiro Presidente Russo, em 1991, e em 2024 Putin vai completar 25 anos ininterruptos no exercício do poder, quase igualando os 29 anos que Stálin passou no controle da URSS de 1924 a 1953.
3. Enfim, o poder capitalista se instala na região, jogando por terra os esforços dos bolcheviques que em 25/10/1917 derrubam o Governo Provisório dos mencheviques e instalaram o exército vermelho, e que em 1922 instalaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS, com um partido único comandado por Lenin.
4. Em 1980, Mikhail Gorbatchev inicia a “Glasnost” (lenta abertura política da URSS) e a “Perestroika” (lenta abertura de mercado da URSS), aceleradas por Boris Yeltsin em 1991, QUE DISSOLVE A URSS, substitui Mikhail Gorbatchev, e cria Russia no rearranjo político da região, maior país do mundo em extensão territorial, com 150 milhões de consumidores, ao ser eleito primeiro presidente Russo.
5. Os capitalistas demoraram de 1.922 a 1.980 (58 anos) para implantar o capitalismo na região até então dominada pela URSS e conseguiram, pois dinheiro, poder político, poder econômico e poder financeiro, com estratégia de longo prazo sendo religiosamente seguida, longe da percepção popular, sempre consegue o que quer!
Fim
Nenhum comentário:
Postar um comentário